Administração
Regional do Estado
do Rio Grande do Norte

NOTÍCIAS

Agropec lota Parque Aristófanes Fernandes na abertura

A abertura do Agropec Semiárido 2017 foi um sucesso. Mais de 2.300 pessoas, dos nove estados do nordeste, além de SP e DF, estiveram presentes no parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. O primeiro dia de evento lotou as arenas e salas de aulas com participantes de 72 caravanas. A programação segue até esta terça-feira (8).

O Agropec é um evento que aproxima a tecnologia validada nos centros de pesquisa ao produtor rural e interessados no setor, em um rico ambiente de discussão composto de palestras teóricas e dinâmicas, painéis, debates, apresentação de trabalhos científicos, de casos de sucesso ou de excelência produtiva, além da exibição de empresas produtoras de máquinas e implementos de pequeno porte. Nomes de destaques nacional e internacional farão parte do quadro de palestrantes.

“Nós vamos, ao longo desses dois dias, discutir sobre tecnologia e as ações que tem dado certo no nordeste brasileiro. Vamos avançar com inovações tecnológicas e muita informação para o produtor rural e interessados na área implantar no seu dia a dia, pois conviver no semiárido é totalmente viável. Precisamos ser ousados para criar alternativas e soluções, portanto, o nível do evento veio para atender todas as expectativas”, afirmou José Vieira, presidente da FAERN. Ainda segundo Vieira, o evento reúne “o que há de mais moderno e avançado para a região”.

Ao discursar na abertura, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, foi aplaudido pelos participantes ao defender uma política pública diferenciada para o Nordeste. Martins lembrou que essa região é diferenciada por causa das condições climáticas e o produtor rural precisa de suporte para mostrar como a região é “viável e economicamente sustentável”. “O Sistema CNA não vai deixar de lutar por uma política diferenciada para o Nordeste”, comentou.

Também estiveram presentes na abertura o Senador Garibaldi Alves, o Governador Robinson Faria, o Secretário de Agricultura do RN, Guilherme Saldanha, o Deputado Federal Antônio Jácome, além dos Deputados Estaduais Tomba, Hermano Morais e José Adécio.

O governador aproveitou a oportunidade do seminário para prestar contas sobre os investimentos na agricultura e pecuária do RN. “Apenas neste ano, já empregamos mais de R$ 6 milhões na aquisição de 645,6 toneladas de sementes para distribuir aos agricultores em todo o estado. Além disso, conseguimos a dominialidade do terminal pesqueiro junto ao Governo Federal e a estimativa é que o local já esteja funcionando até o final de 2017, fomentando a cadeia da pesca e criando novas oportunidades”, informou.

O encerramento da abertura ficou por conta do Diretor-Executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Cléber Soares, e o Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, que falou sobre a Transposição do Rio São Francisco, projeto que beneficiará 12 milhões de brasileiros em municípios do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Paraíba. Ele detalhou o andamento das obras, tanto dos canais para levar água às regiões mais secas quanto para captação de água.

SOBRE A PROGRAMAÇÃO

O Agropec apresenta uma ampla programação técnico-científica de palestras, envolvendo 10 segmentos da cadeira produtiva do agronegócio, através da realização de palestras, seminários, mesas redondas e painéis, com a participação dos seguintes segmentos: Inovação e gestão; Apicultura; Piscicultura; Avicultura e Suinocultura; Bovinocultura de leite; Bovinocultura de corte; Caprinovinocultura; Equinocultura; Carcinicultura; Nutrição e Forragem. Também foram montadas 7 arenas para a realização de aulas práticas.

V CONGRESSO BRASILEIRO DE PALMA E OUTRAS CACTÁCEAS

O V Congresso Brasileiro de Palma e outras Cactáceas será realizado durante o Agropec Semiárido 2017, nos dias 7 e 8 de agosto, no Parque de Exposições de Parnamirim-RN, sendo uma realização das Federações de Agricultura e Pecuária do Nordeste, em parceria com a ABPCac (Associação Brasileira de Palma e outras Cactáceas), a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte).

Resultado das discussões do VI Congresso Internacional de Palma e Cochonilha realizado em outubro de 2007, em João Pessoa-PB, o Congresso Brasileiro de Palma e outras Cactáceas, já em sua 5ª edição, se consolida como importante evento da agropecuária da região Nordeste, por promover a atualização de conhecimentos técnicos e científicos de profissionais atuantes na produção, utilização, manejo, agronegócio e ecologia da Palma e outras Cactáceas, congregando, em nível regional, produtores, profissionais do ensino, pesquisa, agroindústrias, órgãos governamentais, assistência técnica pública e privada.

A realização do V Congresso Brasileiro de Palma e outras Cactáceas no Agropec Semiárido 2017, proporcionará uma maior e melhor disseminação do conhecimento dos mais recentes resultados gerados pela pesquisa com cactáceas, promovendo discussões de técnicas, metodologias e conhecimentos desenvolvidos e/ou adaptados para o semiárido brasileiro.

Foto: Canindé Soares

CATEGORIAS

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO SENAR NAS REDES SOCIAIS