Produtores rurais do Rio Grande do Norte que recebem Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) já estão utilizando o aplicativo Conecta Produtor Senar, lançado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural com o objetivo de simplificar e otimizar a gestão agrícola. Por meio do app, o usuário tem acesso às orientações recebidas e atividades disponibilizadas pelos técnicos de campo do Senar, possibilitando um atendimento customizado e de fácil manuseio.
Um dos grandes diferenciais do aplicativo é a acessibilidade: com uma interface intuitiva e recursos práticos, ele consegue atender a pequenos e grandes produtores das mais variadas cadeias produtivas. Desde o lançamento do Conecta Produtor Senar, os produtores que instalaram o aplicativo têm relatado diversos benefícios que vão além da melhoria na organização das atividades rurais.
“É um aplicativo extremamente útil, funciona como caderno de anotações que permite ao produtor acompanhar suas despesas, fluxo de caixa, receitas, além de possibilitar o acompanhamento completo de toda assistência recebida, incluindo os relatórios que a técnica faz mensalmente e orientações deixadas por ela”, relata Antônio Chaves, produtor assistido pela ATeG no município de Pau dos Ferros-RN. Ele recebe orientações da zootecnista e técnica de campo Ana Cleide.
A agricultora Aparecida Melo, que atua na cadeia da cajucultura, no município de Apodi-RN, também falou sobre a facilidade que é ter em mãos o app Conecta Produtor. Ela é acompanhada pela engenheira agrônoma e técnica de campo Thaisy Gardênia. “As informações são lançadas no computador da técnica, ela repassa para mim pelo aplicativo e eu tenho o acompanhamento de todos os dados. É uma ferramenta ótima, porque eu posso ver em um só lugar todos os meus dados, todas as informações que ela está lançando no sistema durante o trabalho dela como técnica”, declarou a cajucultora.
O Conecta Produtor Senar também já está mostrando resultados concretos e ajudando a transformar o modo como o apicultor Aldimar Fernandes, da cidade de Apodi-RN, gerencia sua propriedade. Ele classifica o App como uma “ótima ferramenta”, por meio da qual ele tem acesso a dados como fluxo de caixa, agendamentos, histórico de visitas e orientações técnicas.
“Com o aplicativo, de qualquer lugar onde eu estiver eu posso ir revendo essas orientações técnicas e reaplicando-as na minha atividade como apicultor. Outra grande vantagem é que todas as receitas, despesas e outros dados, além de ficarem disponíveis em números, também ficam em forma de gráficos, o que é muito bom, pois nos dá um melhor entendimento da atividade produtiva”, disse Aldimar, que recebe assistência técnica por meio do engenheiro agrônomo e mestre em produção animal Aldifran Medeiros.
Com a expansão do uso da ferramenta, as perspectivas são de que mais produtores adotem o app e colham os benefícios dessa inovação digital, promovendo a sustentabilidade, eficiência e aumento da produtividade no campo.