O presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, recebeu nesta quinta-feira (24) o Cônsul Geral da Alemanha para o Nordeste, Johannes Bloos, e o Cônsul Honorário da Alemanha no Rio Grande do Norte, Axel Geppert, em uma reunião focada em promover parcerias para o desenvolvimento sustentável e a capacitação profissional dos produtores e trabalhadores rurais do estado.

Durante o encontro, que ocorreu na sede do Sistema Faern/Senar, foram discutidas possibilidades de cooperação técnica entre as instituições, com destaque para o potencial de intercâmbio de conhecimentos e tecnologias na área de educação e sustentabilidade.

A reunião também teve a participação de membros da equipe do Sistema, incluindo o diretor da Faern, Ubirajara Lopes; o assessor técnico Luiz Cláudio; a gerente de Aprendizagem Malu Souza; a gestora de Projetos do IPDR Daiana Porto; e a secretária executiva Flávia Beatriz.

O Cônsul Geral Johannes Bloos enfatizou a importância da troca de experiências entre os dois países. “Nossa estrutura na Alemanha é diferente da brasileira, mas vejo caminhos para construirmos um futuro de cooperação e compartilhamento de conhecimentos que possam fortalecer a sustentabilidade e a produtividade rural no RN”, afirmou.

José Vieira, presidente do Sistema Faern/Senar, reforçou a relevância de expandir as possibilidades de inovação educacional para o campo. “Estamos abertos a essa troca de experiências, principalmente na área da educação. Hoje, oferecemos assistência a cerca de 5 mil produtores no estado, promovendo o uso de tecnologia, melhorando a produtividade, e os resultados são expressivos: nas propriedades onde atuamos, a receita já aumentou em mais de 40%”, destacou.

A visita dos representantes alemães sinaliza a disposição de ambos os lados em explorar novos modelos de capacitação rural e gestão sustentável, capazes de transformar o setor agrícola do Rio Grande do Norte.