O presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, esteve na sede do Comando do 3º Distrito Naval, em Natal, para tratar de possíveis parcerias estratégicas em benefício do setor de fruticultura do Rio Grande do Norte. A reunião juntou representantes da Marinha, lideranças do setor agrícola e técnicos, com o objetivo de explorar soluções tecnológicas que impulsionem a competitividade e a sustentabilidade da produção de frutas no estado.
Durante o encontro, realizado na tarde desta segunda-feira (4), o Almirante Flávio Macedo Brasil, coordenador de negócios da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), participou de forma online e apresentou tecnologias inovadoras que contribuem para a preservação de frutas. Entre as soluções discutidas, destacou-se a apresentação de uma tecnologia de irradiação para melhorar a segurança e qualidade dos alimentos, o controle de insetos, a prevenção de doenças e o retardo do amadurecimento, possibilitando maior vida útil dos produtos e a ampliação de mercados.
Além de José Vieira e do Almirante Brasil, o encontro contou com a participação do comandante Marco Antônio Veppo, responsável pelo setor de Relações Institucionais da Marinha; Luiz Henrique Paiva, superintendente do Senar-RN; Fábio Queiroga, presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX); e Cleudo Juventino, assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern).
José Vieira destacou a importância de se buscar novas tecnologias para enfrentar os desafios logísticos do setor de fruticultura, bem como a ampliação de mercados. O Sistema Faern/Senar tem intensificado suas ações em prol do agronegócio do estado, e a possibilidade de colaboração com a Marinha surge como mais uma iniciativa para fomentar o desenvolvimento da fruticultura da região.