Brasília (11/11/2024 ) – O Sistema CNA/Senar abre, de 18 de novembro a 19 de janeiro de 2025, as inscrições para a 6ª edição do programa de desenvolvimento de lideranças CNA Jovem.

Para participar, é necessário ter entre 22 e 30 anos, além de vínculo com o setor agropecuário (produtor rural ou familiar de produtor rural), formação de nível técnico ou superior completo e atuação profissional em áreas ligadas ao agro.

Os candidatos interessados podem fazer um pré-cadastro no portal https://cnajovem.org.br/ e, assim que iniciar o período de inscrição, receberão por e-mail um formulário para efetivação da inscrição.

O CNA Jovem é um programa que visa identificar, desenvolver competências e integrar jovens lideranças de todo Brasil com foco na preparação de uma nova geração de líderes empreendedores capazes de assegurar a sucessão e a inovação no setor agropecuário.

O programa terá três fases: seletiva, regional e nacional e a cada aprovação, o jovem passará para a fase seguinte. Na primeira fase, o participante passará por uma prova objetiva de conhecimentos sobre o Sistema CNA/Senar e o setor agropecuário e uma avaliação de habilidades comportamentais de liderança.

Na fase regional, os jovens classificados e habilitados participarão de oficinas e mentorias online, com apoio de tutores e facilitadores, e de três encontros presenciais nos seus estados para o desenvolvimento de iniciativas que contribuam com o crescimento do setor no seu estado. Ao final dessa etapa, os jovens receberão certificados por competências e quem for selecionado passará para a fase nacional.

Nessa etapa, o programa reunirá os jovens selecionados de todos os estados brasileiros para completar a formação com novas oficinas, mentorias e encontros nacionais presenciais.

É também na fase nacional que os participantes apresentarão as iniciativas que desenvolveram ao longo do programa para solucionar desafios lançados pelo Sistema CNA/Senar visando o fortalecimento do produtor rural brasileiro.

Após a conclusão das etapas, o Sistema CNA/Senar vai reconhecer 10 jovens destaques.