O Senar RN esteve presente no Seminário da Formação Técnica, nesta terça-feira (26), na sede da CNA em Brasília/DF. Adriana Lopes, coordenadora da formação técnica, participou de discussões sobre as inovações e a influência da inteligência artificial na educação.

O professor Alex Sandro Gomes, da UFPE, palestrou sobre a evolução da tecnologia na educação, destacando o impacto da inteligência artificial (IA). Ele ressaltou que, embora fascinante e assustadora, a IA é apenas uma ferramenta para criar conteúdos e interagir com estudantes.

Segundo Alex, a IA funciona como um algoritmo que calcula probabilidades e sugere novos conteúdos, sendo útil em diversas áreas, como imagens e músicas. No entanto, ele enfatizou que os educadores têm papel crucial na formação de uma mentalidade crítica e no uso ético da IA para beneficiar os alunos.

“Podemos expandir a inteligência humana com a IA, desde que mantenhamos o controle. O problema não é a tecnologia, mas os valores. Sem controle, podemos nos desviar para caminhos prejudiciais”, alertou.

Além disso, o encontro celebrou 10 anos da formação técnica do Senar, trazendo um histórico e desafios para o futuro. Representantes das Administrações Regionais do Senar de Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e Santa Catarina trouxeram a experiência na promoção da educação técnica nos estados e o  diretor de Educação Formal e Infraestrutura do Senar, André Sanches, apresentou o resultado preliminar da pesquisa de impacto 2024 promovida com estudantes dos cursos Técnicos de Agronegócio, Fruticultura e Zootecnia para conhecer os impactos da formação na vida dos alunos egressos.

Ainda voltado para os 10 anos da formação técnica, o evento lançou uma campanha especial que será lançada em fevereiro de 2025, quando a Rede e-Tec do Senar completa 10 anos, e acontecerá ao longo de todo o ano com compartilhamento de histórias, vídeos de depoimentos, casos de sucesso e falas de quem faz parte dessa história.