Como um dos organizadores do evento, o Sistema Faern/Senar participou da Feira de Fruticultura e Tecnologia (Frut&Tec 2024), que teve início na quinta-feira (22) e se estendeu até o sábado (24). O evento reuniu a cadeia da fruticultura da região do Vale do Açu em uma programação repleta de atividades e palestras sobre temas de interesse do setor.

Realizado no Distrito de Irrigação do Baixo-Açu (DIBA), no município de Alto do Rodrigues, o evento começou com uma série de apresentações e discussões que abordaram temas cruciais para o desenvolvimento do setor. A abertura do evento trouxe uma programação diversificada para os participantes, com foco em práticas e inovações que podem impactar diretamente na produção.

A palestra inicial focou na importância das práticas sustentáveis e no conceito ESG (Environmental, Social, and Governance) aplicadas à fruticultura. Em seguida, o evento abordou a cultura do cacau, com discussões sobre técnicas de cultivo, manejo e oportunidades de mercado para este produto de grande relevância econômica.

A tarde foi dedicada ao cooperativismo, momento em que foi apresentado um estudo de caso da Cooplacana, demonstrando como as cooperativas podem gerar riqueza e beneficiar seus associados através de práticas colaborativas e eficazes. Outro tema importante abordado foi o controle de plantas daninhas, com ênfase em técnicas e estratégias específicas para manter a saúde das frutíferas e garantir uma colheita de qualidade.

A programação do primeiro dia foi encerrada com uma rodada de crédito, seguida da abertura oficial, que contou com a presença do presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, entre outras autoridades.

O segundo dia foi marcado por palestras que abordaram temas como “qualidade da manga”, “nematoides”, “qualidade da banana” e “tecnologia de pulverização”. O evento encerrou no sábado (24) com um dia de campo para a demonstração, na prática, dos temas abordados durante o ciclo de palestras.

A Frut&Tec foi promovida pelo Senar, DIBA e Sebrae e teve como foco a atualização e capacitação de profissionais da fruticultura. O Senar montou um stand no local para receber os produtores rurais e divulgar as ações de capacitação e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) que vêm sendo realizadas no DIBA e em toda a região do Vale do Açu.