Empreendedorismo: O bolo é o principal produto e a fonte de renda de 16 mulheres do município de Caicó-RN, que criaram o Núcleo de Mulheres de Caicó. A iniciativa das mulheres iniciou com o curso técnico de Cooperativismo no município, durante as aulas surgiu a ideia da formação de núcleos ou cooperativas. Na sequência, Ana Aline Morais e demais componentes ingressaram nos cursos Negócio Certo Rural, de Fabricação de Bolos Tradicionais e no Com licença vou à luta, cursos oferecidos pelo Sistema FAERN/SENAR, sendo o último específico para mulheres e que despertou o interesse na fabricação de bolos para comercialização. Atualmente, o Núcleo produz 300kg de bolo por semana.
No “Com licença vou à luta”, hoje denominado “ Mulheres em Campo” os técnicos do SENAR-RN orientaram as colaboradoras para como fazer o cálculo correto do custo de produção do bolo. “Antes a gente só pensava em produzir e vender, e não estávamos cobrando o valor correto, não colocávamos o custo da mão de obra”, disse Ana Aline, que ainda junto com sua mãe estava no inicio da comercialização. “Nós não tínhamos noção de custo”, falou.
“Observamos que havia um erro no custo, e as mulheres não estavam lucrando, juntos calculamos o valor correto sendo possível elas iniciarem a padronização da cozinha e, claro, ganhar com a produção de bolos”, contou o técnico do SENAR-RN, Diego Holanda.
Hoje, por semana, as colaboradoras do Núcleo entregam em média 300kg de bolo. De lá para cá a produção aumenta, por meio da Cooperativa elas ingressaram em projetos como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para fornecer os bolos. Ana Aline ressalta que a padronização da cozinha foi um dos objetivos do Núcleo, onde cada produtora teve que padronizar sua cozinha, sonho que falta pouco para ser concretizado na totalidade.
“Na hora que a mulher tem sua própria renda, a mulher tem autonomia. Hoje, há família que vive exclusivamente da renda das vendas dos bolos, onde o marido ajuda na entrega dos bolos”, destaca Ana.
Além de bolos, as mulheres produzem doces, bolachas, queijos, manteiga entre outros produtos. A logística de entrega dos bolos ainda é um desafio para as mulheres do Núcleo, que já estão planejando metodologias para fazer entregas dos bolos não só na região Seridó, a meta é ampliar para outras cidades e apresentar seus produtos em feiras e exposições. “Somos gratas ao Sistema FAERN/SENAR, pois, a orientação e a qualificação foram fundamentais para que todas as participantes do Núcleo de Mulheres fossem capazes de avançar e empreender”, ressaltou a coordenadora do Núcleo.