IPDR acompanha implantação do Projeto de Acesso à Água em Pureza
O Instituto Potiguar de Desenvolvimento Rural (IPDR) acompanhou, na última quinta-feira (20), a implantação de tanques do Projeto de Sistema de Produção de Acesso à Água no município de Pureza. A ação faz parte de um convênio entre o IPDR e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e tem como objetivo promover o acesso e reaproveitamento da água para a produção de alimentos, beneficiando produtores rurais de baixa renda que enfrentam escassez hídrica.
Além de Pureza, o projeto contempla os municípios de Bom Jesus, Espírito Santo, São Tomé, São Paulo do Potengi, Bodó, Nísia Floresta, Extremoz e Ipanguaçu. A iniciativa prevê a implantação de 15 barragens e 12 tanques de piscicultura, totalizando 27 sistemas integrados de irrigação. O projeto é viabilizado por emenda parlamentar do senador Rogério Marinho.
Nesta fase inicial, está sendo realizada a instalação do viveiro escavado para a produção de peixes. Em seguida, será feita a escavação do sedimentador, que armazenará a água utilizada na piscicultura e a direcionará para o sistema de produção vegetal.
Ver essa foto no Instagram
A superintendente do IPDR, Larissa Mendonça, ressaltou a importância da capacitação dos produtores durante a execução do projeto.
“Além de implantar o sistema, vamos capacitar e treinar o produtor rural para que, após os seis meses de atuação do instituto, ele possa seguir com suas próprias pernas, continuar produzindo peixe e abastecendo a região”, afirmou.
Durante a visita, a superintendente do IPDR Larissa Mendonça e o superintendente do Senar-RN foram recebidos pela secretária de Desenvolvimento, Rose Bertoldo, e pelo secretário de Turismo, Toninho, no Olheiro de Pureza, localizado às margens do rio Maxaranguape, um dos principais pontos turísticos da região. Também houve um encontro com o prefeito Ricardo Brito, com a participação da presidente do IPDR, Verlane Ferreira, e da assessora técnica Lidiane Fagundes.
Ver essa foto no Instagram