O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) realizou a doação de 100 mil raquetes de palma para produtores assistidos pelos projetos Agronordeste III e ATeG Total, do SENAR-RN, nos municípios de Lajes, Pedra Preta e Jardim de Angicos. A ação ocorreu durante um Dia de Campo realizado na última quinta-feira (12).
O Dia de Campo ocorreu na comunidade Umary das Sombras, no município de Jardim de Angicos-RN. Os produtores rurais beneficiados com as raquetes fazem parte da cadeia produtiva da caprinovinocultura. O acompanhamento desses produtores que receberam as raquetes-sementes será realizado pelos técnicos de campo e zootecnistas Josimar Torres, Maurício de Souza e Cleber Vitorino, que atuam nos projetos Agronordeste III e ATeG Total, do SENAR-RN.
As raquetes de palma são procedentes do projeto “Produção de palma forrageira e reúso agrícola”, desenvolvido pelo INSA em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O intuito do projeto é difundir, no âmbito do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), a cultura da palma forrageira, resistente a Cochonilha-do-Carmim, utilizando água para irrigação a partir da Tecnologia SARA (Saneamento Ambiental e Reúso de Água) e cisternas de produção associadas a sistemas de energia fotovoltaica.
No Rio Grande do Norte foram implantadas 12 unidades do projeto, que teve o apoio de secretarias municipais de agricultura e abastecimento, prefeituras e da EMATER, dos municípios de Jardim de Angicos, Pedra Preta e Lajes.
O projeto teve o acompanhamento técnico da engenheira agrônoma Maria Luiza de Souza Medeiros, bolsista do projeto, sob a coordenação da engenheira agrônoma e pesquisadora Jucilene Silva Araújo.
A partir dos campos instalados, estão sendo repassadas raquetes-sementes de palma forrageira para agricultores familiares.