O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Norte (Senar-RN) realizou nesta segunda-feira (16) a entrega dos certificados e premiações do Programa Agrinho 2024, programa que visa preparar crianças e jovens para uma melhor convivência com o meio ambiente e outros aspectos de interesse de sua comunidade.

Em 2024, o programa  foi realizado nas cidades de Apodi, Barcelona, Florânia, São Paulo do Potengi, Serra Negra do Norte e Pau dos Ferros, totalizando quase 2.500 alunos e 165 professores envolvidos. A ação também foi realizada em parceria com as prefeituras e sindicatos de produtores rurais dos municípios.

O tema do programa foi “Agrinho sai em defesa do meio ambiente”. A partir da temática, os alunos concorreram nas categorias Desenho (2º e 3º ano) e Redação – categoria dividida em 4º e 5º ano, 6º e 7º ano e 8º e 9º ano. Os professores também concorrem na categoria Experiência Pedagógica. Ao final, os trabalhos apresentados são analisados por uma banca composta por colaboradores da Gerência de Aprendizagem do Senar-RN com base em um regulamento divulgado previamente pelo Programa Agrinho 2024.

O presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, falou sobre a importância do programa para a formação de crianças e adolescentes. 

“É importante para nós que somos produtores rurais levarmos essa mensagem sobre meio ambiente para as crianças, porque o Brasil, a cada ano que passa, consegue preservar o meio ambiente ao passo que aumenta a produção de alimentos. Então o que nós queremos com esse programa é reforçar a ideia da responsabilidade ambiental, é mostrar para as crianças a importância que tem o meio ambiente, mas também a importância que tem a vida humana”, declarou.

Durante a solenidade desta segunda-feira, realizada no Centro de Treinamento (CT) do Sistema Faern/Senar, em Parnamirim, foram anunciados os ganhadores, por categoria. Os primeiros lugares receberam, além de certificados de participação, premiações como bicicletas, kindle e fones de ouvido.

O secretário de Educação de Serra Negra do Norte, Petrúcio Ferreira, falou sobre a importância do Agrinho para ajudar as crianças e adolescentes a enxergar o meio ambiente com responsabilidade. “Nós abraçamos esse projeto dada a sua grande importância. Para nós foi uma alegria imensa ter participado, principalmente pelo fato de termos a oportunidade de desenvolvermos novos saberes para os nossos alunos.

Confira os vencedores de cada categoria:

  • Categoria Desenho (2º e 3º ano) – João Vinicius Nicácio da Silva (Escola Municipal Maria Luiza De Araújo – São Paulo do Potengi-RN)

          Professor orientador: Marcino de Oliveira Bezerril Júnior

 

  • Categoria Redação (4º e 5º ano) – Maria Luiza Lopes Ferreira (Escola Municipal Profª Francisca Azevedo – São Paulo do Potengi-RN)

          Professor orientador: Rafael Batista de Souza

 

  • Categoria Redação (6º e 7º ano) – Winny Yslane Jacinto Medeiros (Escola Municipal de Tempo Integral Arthephio Bezerra da Cunha – Serra Negra do Norte-RN)

          Professora orientadora: Tereza Cristina Nunes de Oliveira

 

  • Categoria Redação (8º e 9º ano) – Helen Rosélia de A. Fernandes Lopes (Escola Municipal de Tempo Integral Arthephio Bezerra da Cunha – Serra Negra do Norte-RN)

          Professora orientadora: Tereza Cristina Nunes de Oliveira

 

  • Categoria Experiência Pedagógica – Janete Dária da Silva (Escola Municipal Paulina Nunes de Queiroz – São Paulo do Potengi-RN)