O Programa Bem Viver – Programa de Prevenção e detecção do câncer do colo do útero e de próstata atendeu, nesta quinta-feira (28) mais de 300 pessoas do município de São Tomé, na Escola Municipal Monsenhor Manoel Pereira da Costa. A ação com diversos serviços gratuitos foi realizada pelo Sistema Faern/Senar em parceria com a Prefeitura Municipal de São Tomé.
O Bem Viver realizou exame de PSA, exame de papanicolau, palestras, vacinação e ofereceu espaço de beleza para homens, mulheres e crianças e espaço de recreação para as crianças e, ainda, a entrega do kit beleza.
O bem estar e a saúde dos produtores rurais são uma das prioridades da Faern/Senar. O objetivo principal do Bem Viver é a prevenção do câncer de colo do útero e de próstata. Na abertura do evento, o presidente do Sistema Faern/Senar, Zé Vieira, destacou a valorização dos produtores rurais e a importância de levar qualidade de vida e bem-estar para quem mora no campo. “Precisamos cada dia mais cuidar da saúde e levar qualidade de vida ao homem e a mulher do campo. A Faern/Senar vem fazendo esse trabalho com o programa Bem Viver”, falou Vieira, que ainda enfatizou o trabalho conjunto das equipes da Prefeitura e do Senar-RN para a realização do evento.
O prefeito de São Tomé, Babá Pereira, agradeceu a parceria do Sistema Faern/Senar para a realização do Bem Viver. “A gente recebe com muita alegria porque é o Bem Viver é uma ação para atender os moradores da zona rural que muitas vezes necessita do acesso mais fácil”, ressaltou.
Agricultores de mais de 25 comunidades de São Tomé estiveram participando das atividades do Bem Viver que contou com a participação de colaboradores das secretarias de Saúde, Assistência Social, Administração e Educação. “Parceria excelente exclusivamente porque atendeu os moradores do campo, agradecemos essa parceria
que em 2017 conseguimos identificar duas pessoas que passaram por tratamento”, falou a secretária de Saúde, Kátia Cristina de Oliveira
A agricultora Francisca Silva ficou feliz com o kit beleza da mulher “O kit é maravilhoso e vem muitos itens para cuidar da nossa beleza”, disse.
O produtor rural Francisco das Chagas foi ao Bem Viver acompanhado da esposa. Ele fez o exame de PSA e aprovou a iniciativa do Senar/RN “Eu já lanchei, fiz o exame de próstata e, agora, aguardo minha esposa que também está fazendo exames. A ação muito boa”.