O Programa Bem Viver – Programa de Prevenção e detecção do câncer do colo do útero e de próstata atendeu, nesta terça-feira (27), mais de 700 pessoas do município de Tenente Laurentino Cruz, das 7h às 15h, na Escola Municipal Nossa Senhora de Sant’Ana. A ação com diversos serviços gratuitos foi realizada pelo Sistema Faern/Senar em parceria com a Prefeitura Municipal de Tenente Laurentino Cruz e o Sindicato Patronal de Florânia.
O Bem Viver realizou exame de PSA, palestras educativas de prevenção do câncer de colo do útero e da próstata, exame de papanicolau, ofereceu espaço de beleza para homens, mulheres e crianças e sala de recreação para as crianças e, ainda, a entrega do kit beleza.
O bem estar e a saúde dos produtores rurais são uma das prioridades da Faern/Senar. O objetivo principal do Bem Viver é a prevenção do câncer de colo do útero e de próstata. Na abertura do evento, o presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, destacou a valorização dos produtores rurais e a importância de levar qualidade de vida e bem-estar para quem mora no campo. “Precisamos cada dia mais cuidar da saúde e levar qualidade de vida ao homem e a mulher do campo. A Faern/Senar vem fazendo esse trabalho com o programa Bem Viver”, falou Vieira, que ainda enfatizou o trabalho conjunto das equipes da Prefeitura e do Senar-RN para a realização do evento.
A Prefeita de Tenente Laurentino Cruz, Sueleide Araújo, agradeceu ao Senar-RN pela escolha do município para receber o Bem Viver, ela enfatizou que ficou surpreendida com a quantidade de pessoas que participaram. “É muito gratificante essa parceria com o Senar-RN e receber essa ação no município, os agricultores têm dificuldade de acesso às Unidades de Saúde. Estamos vendo as pessoas satisfeitas com os serviços recebidos”, destacou a prefeita Sueleide Araújo.
“É de suma importância esse programa de atendimento ao homem e mulher do campo, pois, o número é crescente de casos de câncer, principalmente nos homens”, disse a secretária de Assistência Social Marluce Pereira Lima.
A senhora Maria de Fátima Nonato, agricultora, aproveitou não só para fazer o exame papanicolau, mas também para cortar o cabelo e fazer as unhas. “Estou muito satisfeita com essa ação, estou saindo linda”, falou.