O projeto “Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável” reuniu todos os técnicos e supervisores das Unidades de Referência Tecnológica (URTs) da região Nordeste e do Norte de Minas para a exposição dos dados locais de pesquisa de cada regional.
A apresentação ocorreu durante a 45ª Expofeira, que está sendo realizada entre os dias 1º e 8 de setembro, no Parque de Exposição Agropecuária João Martins da Silva, na cidade de Feira de Santana-BA.
Durante um podcast transmitido na “Carreta Agro Pelo Brasil”, o médico veterinário do Senar-RN, Dr. Caio Galtieri, detalhou o projeto e destacou sua importância para a atividade rural no estado. “Foi um momento de vasto conhecimento e interação entre os técnicos, além da troca de experiências com todas as atividades que são realizadas nessas URTs”, comentou Galteri.
PROJETO FORRAGEIRAS
O projeto é conduzido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por intermédio do Instituto CNA, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Desde 2017, a iniciativa busca analisar o desempenho produtivo de espécies forrageiras adaptadas às características climáticas e de solo do semiárido, bem como a resistência dessas plantas ao pastejo realizado por ovinos, bovinos de corte e de leite.
No Rio Grande do Norte, na primeira fase, foi instalada uma URT no município de Lajes e foram observados resultados significativos. Já na segunda fase, foi implantada uma URT na cidade Angicos, com o diferencial da introdução dos animais para o arraçoamento para as espécies de forrageiras.
O objetivo do projeto é levar essa pesquisa e tecnologia ao produtor rural e aos técnicos de campo do Senar. Assim, eles podem transmitir aos produtores que recebem assistência técnica e gerencial os resultados práticos, permitindo que sejam implementados em suas propriedades