O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RN) realizou durante 17 dias um treinamento de indicadores econômicos da metodologia ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) e uma imersão metodológica junto aos técnicos de campo e supervisores que irão atuar nos novos projetos ATeG Total, ATeG Egressos e Agroindústrias no Rio Grande do Norte, a partir de setembro.

O treinamento de indicadores econômicos foi ministrado pela consultora master da metodologia ATeG Senar, Camila Xavier, que capacitou 100 profissionais em 17 dias de treinamento. Durante esse período, os 100 alunos, divididos em 4 turmas, receberam três dias de aulas sobre indicadores econômicos e dois dias de imersão metodológica, sendo esta última parte ministrada pela coordenação da ATeG no RN. Os últimos encontros ocorreram no último sábado (24), no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Profissionais são instruídos para melhor atender aos produtores rurais que receberão a Assistência Técnica e Gerencial do Senar-RN

O presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, conversou com os alunos no sábado (24) e falou sobre a importância do treinamento para os profissionais e o resultado dessa capacitação para a atividade dos produtores potiguares.

“Nossos técnicos e supervisores são muito exigidos, pois nós queremos oferecer o que há de melhor para os produtores rurais em termos de manejo e de tecnologia. Por isso estamos fazendo esse treinamento com vocês, que estarão lá na ponta, ajudando a cumprir a missão do Sistema Faern/Senar e ajudando a desenvolver cada vez mais as atividades do nosso setor”, disse o presidente José Vieira.

Presidente José Vieira conversou com os alunos no sábado (24) e falou sobre a importância do treinamento

A consultora Camila Xavier, que veio de Sergipe para ministrar o treinamento, falou sobre o conteúdo repassado para os profissionais durante os dias de treinamento. Conforme ela explica, a metodologia da ATeG preconiza a gestão econômica das propriedades rurais.

“Aqui estamos ensinando como abordar o produtor, como fazer a coleta dos dados para culminar nos nossos indicadores de produtividade e de lucratividade. Então, explicar isso ao produtor é o ‘X’ da questão para fazê-lo entender a propriedade como um verdadeiro negócio”, explicou Camila. “A gente vê muito no campo o produtor que sabe plantar, sabe produzir, sabe criar, mas ele não faz as contas da propriedade e isso é de fundamental importância para as tomadas de decisões futuras”, acrescenta.

Fazer as contas da propriedade é de fundamental importância para as tomadas de decisões dos produtores rurais, explica a consultora Camila Xavier

PROJETOS

Os profissionais capacitados pelo Senar-RN nos últimos dias irão atender a aproximadamente 1.900 produtores, sendo 1.710 do programa ATeG Total, 120 do ATeG Egressos e 40 das agroindústrias (unidades de beneficiamento).

Durante os treinamentos, também foram realizadas dinâmicas e foi mostrado na prática como os técnicos e supervisores utilizarão as ferramentas tecnológicas disponíveis para a produção de relatórios, lançamento de fotos, além de regras de cadastramento e abordagem ao produtor.

“Juntando com os que nós já estamos atendendo, agora no segundo semestre nós teremos mais de 4 mil produtores sendo impactados pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar. Então esses produtores irão receber técnicos capacitados tanto na metodologia da ATeG, quanto nos indicadores que essa metodologia tem e isso é fundamental para que os produtores tenham uma tomada de decisão perfeita dentro de suas propriedades”, explicou a gerente da ATeG no RN, Izaura Sales.

Izaura Sales: “Teremos mais de 4 mil produtores sendo impactados pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar no segundo semestre”

A zootecnista Mayara Leilane participou dos programas Agronordeste I e II como técnica de campo e agora recebeu o treinamento para os novos projetos da ATeG para atuar como supervisora. “O curso é uma oportunidade ímpar que o Senar oferece para os seus técnicos e supervisores para um único objetivo: atender melhor o produtor rural”, pontuou.

Zootecnista Mayara Leilane recebeu treinamento para atuar como supervisora na ATeG

O médico veterinário Áthila Henrique participou do Agronordeste II e agora recebeu treinamento para atuar no programa ATeG Total. Ele atua como técnico de campo na cidade de Alexandria. “Esse treinamento é um divisor de águas na vida dos técnicos. Minha expectativa com esse novo projeto ATeG Total é que a gente consiga expandir os horizontes e lavar para mais produtores informações de caráter técnico e gerencial, melhorando a rentabilidade da propriedade”, afirma.

Veterinário Áthila Henrique recebeu treinamento sobre indicadores e a metodologia da ATeG

A médica veterinária e coordenadora da ATeG Senar-RN, Drª Yasmin Marques, reforçou a importância dos treinamentos realizados de forma inovadora pelo Senar-RN. “Esse momento foi muito importante para compartilharmos a metodologia ATeG, que trabalha também a gestão das propriedades. Então foi um momento muito rico para compartilhar conhecimentos e experiências”, finalizou.

Treinamentos foram realizados de forma inovadora pelo Senar-RN, disse a coordenadora da ATeG, Yasmin Marques