O Senar finalizou a primeira turma do curso de Operação e Manutenção de Aerador, realizado no município de São Gonçalo. Com 16 horas de aulas, o curso contou com a participação de 16 alunos e foi ministrado pelo instrutor Darlan de Moraes.

O curso surgiu de uma demanda do setor de carcinicultura apresentada pela Associação Norteriograndense de Criadores de Camarão (ANCC). A solicitação foi acolhida pelo Senar, que tem se destacado no apoio à capacitação técnica e desenvolvimento do setor agrícola no estado.

“Foi uma demanda dos nossos produtores, a associação solicitou ao Senar, que prontamente elaborou os planos de aula”, disse Verlane Brito, secretária da ANCC.

Durante o treinamento, os participantes adquiriram conhecimentos práticos e teóricos sobre o funcionamento e a manutenção de aeradores, equipamentos essenciais para a criação de camarões em viveiro.

“Hoje tivemos nossa primeira aula prática e fizemos a identificação de todos os componentes que compõem um aerador; fizemos a desmontagem, lubrificação e manutenção do equipamento e entendemos seu funcionamento”, disse o instrutor Darlan.

Darlan de Moraes, instrutor do primeiro curso de Operação e Manutenção de Aerador do RN | Foto: Diego Campelo (Senar-RN)

Joaquim Faustino, que atua no setor há 25 anos, aprovou o novo curso oferecido pelo Senar: “Hoje a gente está com um camarão diferente do que tinha aqui há 15, 20 anos atrás; nós temos um camarão que cresce mais, se desenvolve melhor mas tem uma carência maior de uma condição adequada, ou seja, um bom nível de oxigênio, e o aerador é quem responde por isso”, ressaltou.

Sr. Joaquim Faustino atua no setor há 25 anos e concluiu o curso em São Gonçalo do Amarante | Foto: Diego Campelo (Senar-RN)

Com a conclusão desta primeira turma, o Senar reforça seu compromisso com a capacitação dos trabalhadores do campo e com o desenvolvimento da carcinicultura potiguar, um dos setores de destaque na economia local.