Senar-RN participa do 1° Workshop RedeMaris para capacitação de marisqueiras

25 de fevereiro de 2025
Senar-RN participa do 1° Workshop RedeMaris para capacitação de marisqueiras

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Norte (Senar-RN) participou, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, do 1° Workshop RedeMaris, realizado na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), em Mossoró-RN. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura, com apoio do CNPq, e envolve diversas instituições em nove estados do Nordeste.

O RedeMaris tem como objetivo valorizar a atividade de mariscagem e dar maior visibilidade aos catadores na cadeia produtiva. O workshop teve a finalidade de alinhar metas e definir cursos de capacitação, área na qual o Senar-RN atuará diretamente. No estado, Macau é um dos municípios com maior destaque na atividade.

O coordenador do projeto e professor da UFERSA, Gustavo Gonzaga, comentou sobre a importância da iniciativa para as marisqueiras.

“O projeto visa fazer um diagnóstico da atividade de mariscagem nos nove estados do Nordeste. O workshop é o primeiro momento em que estamos reunindo todos os pesquisadores e as marisqueiras, que são o nosso público-alvo, para discutir o que será realizado nos próximos dois anos. Também vamos discutir aspectos metodológicos, tanto da parte de como vamos coletar os dados de pesca quanto do número de mulheres que praticam a pesca artesanal da mariscagem”, explicou.

A marisqueira Rita de Cássia, que já participou do programa Velas ao Vento do Senar, destacou a importância do projeto para dar visibilidade aos profissionais da cadeia produtiva.

“Para nós marisqueiras, a importância é muito grande de estar junto no RedeMaris com o Senar. O Senar já esteve conosco na comunidade pesqueira em Macau com o projeto Velas ao Vento. Então, para a gente, é muito importante. É um sonho realizado”, afirmou.

A representante do Senar-RN no workshop, a coordenadora de projetos Larissa Mendonça, falou sobre o papel da instituição no apoio às marisqueiras e a expectativa sobre a efetividade do projeto.

“A missão do Senar nesse projeto é levar capacitação para essas marisqueiras. A gente já vem desenvolvendo um trabalho aqui no RN com capacitação”, disse.

“O público-alvo é toda a população e a sociedade. Tem que ser um trabalho em conjunto com toda a sociedade. O projeto vai dar certo, tem muita gente boa envolvida”, completou.

A coordenadora destacou que o Senar-RN deve criar cursos de capacitação nos municípios de Macau e Grossos, fortalecendo a qualificação das marisqueiras e sua atuação no setor.

 

Daniel Guimarães – Asscom Senar-RN

Últimas

NOTÍCIAS

Últimas

FOTOS

Últimos

VÍDEOS