A Gerência de Aprendizagem Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Norte (SENAR/RN) promoveu nos dias 07 e 08 de março o Encontro de Educadores – SENAR RN – “O educador transformador – Ressignificando saberes e práticas docentes”. O evento foi realizado no Centro de Treinamento do SENAR/RN no Parque Aristófanes Fernandes.

A abertura do Encontro contou com a presença do Presidente do Sistema FAERN/SENAR, Zé Vieira, que na oportunidade enfatizou a importância dos educadores na educação rural. “Os educadores/instrutores são os grandes transformadores de uma propriedade, pelo sucesso do produtor rural. Vocês fazem a ponta, e é muito gratificante escutar do produtor rural a satisfação com a qualidade dos cursos que o SENAR promove”, destacou Zé Vieira.

De acordo com a gerente de Aprendizagem do Senar/RN, Maluh Souza, o objetivo do encontro foi promover o diálogo sobre os saberes e práticas docentes, alinhadas as transformações no cenário da educação rural, bem como, sobre os processos pedagógicos e práticas educacionais inovadoras que podem ser aplicadas/utilizadas durante a execução das Formações/capacitações ofertados pelo SENAR/RN.  “Trouxemos nossos educadores para também apresentar as práticas docentes em sala de aula, são mais de 60 credenciados que estão discutindo por meio de dinâmicas, estudos de casos e palestras sobre o nosso papel em sala de aula”, falou.

Durante os dois dias os educadores participaram de dinâmicas, de palestras, estudos de casos, apresentações de evidências, além de relatos de situações, de atividades de aprendizagem além de discussões sobre avaliações e registros administrativos e pedagógicos.

Uma das mediadoras foi Rosângela Dantas que falou sobre a empolgação do trabalho reflexivo que foi realizado. “Dois dias de imersão sobre o papel do educador quanto inspirador e quanto ponte, mediador entre o aluno e o objeto de estudo e, ainda, o planejamento e realidade dos alunos. A convivência foi muito boa, o diagnóstico sobre nosso trabalho foi importantíssimo”, disse.

A educadora Maria Damaris que atua na Formação Técnica e nos cursos de Formação Profissional Rural avaliou o encontro como inovação para a metodologia que o SENAR adota para o ensino no campo “Além de ser mais um ambiente de aprendizado, a gente buscou nestes dois dias conhecimento para aplicar em sala de aula, sem falar da troca de experiências com os demais educadores, foi um encontro enriquecedor”, destacou a zootecnista.

Já o educador Rinácio Medeiros – que é graduado em Letras – e atua como educador do SENAR/RN desde 2014 , falou que é satisfatório fazer parte da maior Escola da Terra e enfatizou o quanto o Encontro de Educadores  foi significativo “O evento teve a proposta de apresentar o ressignificado da prática docente, sobre a nossa ação quanto educadores da instituição. Momento de compartilhamento  de saberes  entre os educadores e a equipe técnica do SENAR/RN. As palestras foram relevantes e fizeram refletir sobre a nossa atuação docente de forma humanizada e respeitando as singularidades de todos os alunos inscritos nos cursos do SENAR”.

A engenheira agrônoma Juliana Pamplona atua no SENAR/RN  desde 2020 “Para nós (educadores) é um prazer enorme participar do Encontro de Educadores fortalecendo o vínculo com a instituição e aprendendo mais sobre a metodologia de ensino do SENAR. São dias de muito aprendizado que estão contribuindo para nosso crescimento profissional e, consequentemente, o produtor rural”, destacou.