O Sistema Faern/Senar realizou nesta quinta-feira (08), no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, o encerramento do projeto Agronordeste II, uma iniciativa que ao longo de dois anos contemplou 600 produtores e 30 agroindústrias do Rio Grande do Norte.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar um balanço detalhado das ações executadas e dos resultados alcançados pelo Agronordeste II. “O projeto durou dois anos e foi finalizado com esta reunião para apresentar resultados e fazer um balanço das ações executadas”, explicou a gerente da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-RN, Izaura Reci.

Além do balanço do Agronordeste II, o evento contou com uma palestra sobre Ética Profissional ministrada pela analista de RH do Senar-RN, Izabel Almeida, que destacou a importância da ética no ambiente de trabalho e na vida profissional dos envolvidos no setor agropecuário.

Novos Projetos

No período da tarde, o Sistema Faern/Senar RN deu início a uma nova fase de apoio aos produtores rurais, com o lançamento de três projetos inovadores: ATeG Total, ATEG RN Egressos e Projeto Agroindústria Artesanal. Juntas, essas iniciativas irão beneficiar 1.870 produtores em diversas regiões do estado.

“O SENAR RN está capacitando todos os 78 profissionais que irão atuar nos novos projetos. Serão quatro turmas se preparando em questões como abordagem ao produtor, perfil do produtor a ser atendido, como aplicar a metodologia ATeG, preenchimento dos diagnósticos e também um aprofundamento sobre os indicadores técnicos e gerenciais que são utilizados para auxiliar o produtor nas suas tomadas de decisão”, destacou Izaura Reci.

Essa capacitação, que acontece entre os dias 09 e 24 de agosto, é fundamental para garantir que os técnicos estejam prontos para atuar com eficácia nos novos projetos.

“Os técnicos receberão informações sobre a metodologia, sobre o processo de execução técnica e informações a respeito das próximas capacitações. Nos próximos dias, eles serão capacitados presencialmente na metodologia da Assistência Técnica e Gerencial, bem como também receberão a capacitação sobre indicadores econômicos e produtivos utilizados para a análise de evolução das propriedades rurais”, acrescentou Izaura.

Com essas ações, o Sistema Faern/Senar RN reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do agronegócio no estado, promovendo iniciativas que impactam positivamente a vida dos produtores rurais e fortalecem a economia do Rio Grande do Norte.