Os técnicos de campo do programa AgroNordeste – Assistência Técnica e Gerencial – ATeG do SENAR-RN participaram do treinamento sobre o Sistema de Gestão da Assistência Técnica e Gerencial (Sisateg) a capacitação de forma remota seguiu até terça-feira (09). Durante o curso, os técnicos receberam orientações do técnico Rômulo Cotez, sobre a plataforma.
Hoje, o Sisateg reúne 1.500 usuários em 25 estados e atende 21 cadeias produtivas do agro. A ferramenta reúne informações coletadas em campo para o monitoramento de dados e análise das propriedades e projetos atendidos. O objetivo do treinamento é preparar os participantes sobre a programação, orientações práticas e outros recursos da plataforma.
O responsável pela capacitação, Rômulo Cortez, participou do treinamento na Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em Brasília, e repassa o conhecimento para 40 técnicos do SENAR-RN. “Como é algo novo, está sendo um desafio. Os técnicos estão trabalhando remotamente e tinham a necessidade de incrementar um programa de treinamento durante o isolamento social. Junto com a equipe do SENAR, buscamos um processo para garantir a aprendizagem, mesclando a forma expositiva com os técnicos praticando no próprio software, e breves momentos de debates”, destacou.
O formato de treinamento remoto é supervisionado pela pedagoga Heloísa Melo, o técnico de campo afirma que “a experiência está sendo bastante viável, fez da modalidade uma ferramenta crucial para manter em dia com as atualizações e acredito que será mantida em determinadas situações mesmo no cenário pós-pandemia”.