Criado pela Lei nº 8.315, de 23/12/91, o SENAR é uma entidade de direito privado, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e administrada por um Conselho Deliberativo tripartite, composto por representantes do governo federal e das classes trabalhadoras e patronal rural.
O SENAR atende, gratuitamente, mais de 3 milhões de brasileiros do meio rural, todos os anos, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania.
O caráter privado, entretanto, não afasta a importância de garantir a transparência das ações desenvolvidas com os recursos recebidos pelo SENAR no cumprimento de sua missão finalística.
Nesse sentido, o SENAR tem estabelecido um modelo de gestão comprometida com a transparência, a legalidade e a responsabilidade social, atenta à importância de levar ao conhecimento da sociedade, de forma clara e exata, suas ações e seus resultados.
Com esse propósito, esta página divulga as receitas e despesas realizadas pelo SENAR, dados relevantes da sua execução orçamentária, licitações, contratações e gestão de pessoas.