O Sistema Faern/Senar é um dos realizadores do XV Enel – Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), que está sendo realizado de 05 a 07, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim-RN. O evento reúne duas mil pessoas, entre produtores, profissionais, especialistas e estudantes da região em torno da programação, que conta palestras, oficinas, concurso de queijos e dias de campos com treinamentos práticos.

No Espaço Senar, está sendo ofertados dois minicursos: “Produção de doce de leite artesanal e  “O leite da vacaria à mesa”, este ministrado pelo Instrutor Adauto Lemos – do Epaming/ILCT. Um dos temas trabalhados é pelo instrutor são os indicadores de qualidade do Leite. “Nosso foco é mostrar o sistema de produção de leite,  os fatores que alteram a qualidade, a comercialização e o destino industrial até o consumo, disse Adauto.  “A tendência dos laticínios é  pagar diferenciado por  leites diferentes, porque simplesmente há possibilidade de um queijo de melhor qualidade e rendimento de produção”, enfatizou o instrutor.

O encontro serve para debater os desafios enfrentados pelos produtores, principalmente com a ascensão das novas tecnologias, que transformam o mercado e criam mais oportunidades. A ideia é a aproximar os diversos elos da cadeia produtiva do leite no Nordeste com a troca de informações, disseminação de tecnologias, apresentação e discussão sobre novos negócios.

O produtor rural Evandi Souza veio com a caravana do município de Apodi para participar do Enel, ele esteve no minicurso sobre produção de leite. “Muito importante para os produtores que estão participando de minicursos como esse de produção de leite, estamos aperfeiçoando nosso conhecimento no setor, sabendo que precisamos inserir as técnicas e utilizar a tecnologia a nosso favor. Hoje, o mercado exige leite de qualidade”, disse.

A programação do Enel conta com palestras, minicursos, oficinas, dias de campo, exposição de máquinas, equipamentos, insumos e serviços direcionados ao segmento, além do Concurso de Queijos Regionais, que vai eleger os melhores queijos de coalho e de manteiga entre os laticínios nordestinos. O Enel também terá uma exposição de 240 animais bovinos e contará com pista, julgamento e leilão de bovinos com 30 lotes.